Cuidando do seu inalador

O seu médico pode receitar medicamentos que você precisa inspirar usando um inalador dosimetrado. É importante mantê-lo limpo. Sempre confira a bula do produto para obter as informações específicas do seu dispositivo. Em geral, você deve limpar o seu inalador pelo menos uma vez por semana. Isso é muito importante para quem usa inaladores de esteroides. Uma vez inalados, os corticosteroides podem causar uma infecção fúngica chamada candidíase.

Confira a data de validade do aplicador do seu medicamento para garantir que não esteja vencido. Você também deve monitorar a quantidade de medicamento restante no aplicador, para que nunca falte.

Mão segurando o bocal de um inalador debaixo de água corrente. Espaçador sobre uma toalha em uma bancada.

Mantendo o seu inalador limpo

  • Lave as mãos antes e depois de limpar o inalador.

  • Remova o aplicador, a parte que contém o medicamento, e a tampa do bocal.

  • Deixe o aplicador de lado. Não lave o aplicador nem o coloque em água.

  • Lave o bocal e a tampa com água morna por cerca de 1 minuto.

  • Agite-os para remover a água e aguarde até que sequem.

  • Se precisar usar o inalador antes que seque, agite-o para remover a água residual e troque o aplicador. Faça um teste, borrifando longe do seu rosto pelo menos 2 vezes, para garantir que esteja funcionando.

  • Caso utilize um espaçador, limpe-o com água morna e um pouco de detergente neutro. Faça isso uma vez a cada 1 ou 2 semanas. Aguarde até que o espaçador seque antes de usá-lo novamente.

  • Confira as instruções especiais na bula. A bula contém as informações que acompanham o medicamento. Ela pode conter informações sobre cuidados e limpeza do seu espaçador.

Quando trocar de inalador

Confira a data de validade no aplicador para garantir que o medicamento não esteja vencido.

Cada inalador só serve para uma quantidade certa de aplicações do medicamento. Depois de realizar essas aplicações, as aplicações restantes não fornecerão a quantidade necessária do medicamento. Para garantir que você receba uma quantidade suficiente do medicamento quando precisar dele, monitore a quantidade de aplicações realizadas. Aqui está uma forma fácil de monitorar o medicamento no seu inalador:

  1. Encontre o número no bocal que indica quantas aplicações ele contém. Alguns inaladores mostram o contador no bocal, não no aplicador. Mantenha o aplicador e o bocal juntos para conseguir monitorar a quantidade de aplicações restantes.

  2. Divida esse número pela quantidade de aplicações realizadas por dia. Assim, você pode calcular por quantos dias o seu medicamento deve durar.

  3. Use um calendário para calcular quando o seu medicamento chegará ao fim. Marque essa data no aplicador e no calendário.

Lembre-se de adquirir um refil do seu medicamento antes da data de vencimento ou antes que chegue ao fim. Alguns inaladores possuem contadores de dose para monitorar a quantidade de medicamento usada.

Por exemplo, se o seu novo aplicador tiver uma capacidade de 200 aplicações, e você tiver recebido a instrução de realizar 4 aplicações por dia:

200 ÷ 4 = 50 dias

Amostra a ser preenchida:

____________

Número de aplicações no novo aplicador

÷

____________

Número de aplicações a serem realizadas por dia

=

____________

Por quantos dias o medicamento deve durar

Observação: lembre-se de que o seu medicamento não durará tudo isso se você usar o inalador com uma frequência maior que a planejada.

Online Medical Reviewer: Deborah Pedersen MD
Online Medical Reviewer: Jessica Gotwals
Online Medical Reviewer: Marianne Fraser MSN RN
Date Last Reviewed: 1/1/2022
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.